Esse site foi criado por pessoas independentes e apaixonados por Minas de Gerais, que tem como objetivo divulgar a cultura e as belezas do estado para todo o Brasil.

O Museu PUC Minas é uma instituição sem fins lucrativos que foi criado em 1983, e em agosto de 2002 foi reinaugurado em novas instalações para o melhor desenvolvimento das atividades de pesquisa, lazer cultural e educação.

O Museu de Ciências Naturais PUC Minhas possui um incrível acervo de zoologia, no qual se destaca pela descoberta de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul.

A equipe de profissionais do museu é composta por profissionais qualificados e de estudantes que participam de vários projetos de extensão.

A missão do Museu é difundir o conhecimento da história natural do estado de Minas Gerais e a conscientização da manutenção ambiental. E isso tudo é realizado através de pesquisa e da educação científica com o principal foco na diversidade biológica.

O grande objetivo é formar cidadãos comprometidos com preservação  do meio ambiente e da cultura do estado de Minas e de todo o Brasil.

Acervo:  o museu, ao logo de 35 anos de pesquisa, abriga hoje um acervo científico referentes a flora e fauna atual e as que já foram extintas. São em torno de 35 mil espécies num conjunto de fósseis  (Paleontologia), fauna do Brasil atual mamíferos (Mastozoologia), aves (Ornitologia), repteis e anfíbios (Herpetologia), peixes (Ictiologia) e também animais invertebrados e botânica.

Além disso, também conta com áreas de arqueologia, Bioacústica e astronomia.

 

 

 

Fonte: http://portal.pucminas.br/museu_novo/index_link.php?tipo_form=museu&pagina=3910